domingo, 31 de janeiro de 2010

10 Filmes Espanhóis



O cinema espanhol é um dos mais produtivos da Europa, com média superior a 100 longas por ano.
Tudo começou em 1896 com a primeira exibição de cinema em Madri, durante as festas de San Isidro. E em Zaragoza, onde foi feita a primeira filmagem espanhola, 'Saída das Missa das Doze da Igreja de Pilar', com um equipamento recém adquirido dos irmão Lumière.
Muito da filmografia da Espanha, no século XX, faz referência à Guerra Civil, seguida pela ditadura de Francisco Franco, período que compreende de 1936 até 1975, com a morte do ditador. Praticamente 40 anos de repressão e censura, que deixou cicatrizes profundas em toda a população espanhola.
Como já tratei em listas anteriores dos, que considero, maiores nomes do cinema espanhol, Luis Buñuel (1900-1983), Carlos Saura e Pedro Almodóvar, aproveito para selecionar nesta lista, dez filmes de dez outros autores.


1.  O Espírito da Colméia (1973 / Victor Érice. num povoado castelhano, em meados dos anos 1940, duas garotas de 8 e 6 anos vão assistir o filme 'Frankenstein' e voltam impressionadas. até que a menor encontra seu próprio monstro,.. uma parábola sobre o terror da ditadura franquista, um filme lento e brilhante)


2.  Mar Adentro (2004 / Alejandro Almenábar. Javier Barden - fenomenal - é um homem tetraplégico,, lúcido e ionteligente, que luta na justiça pelo direito de morrer. sua decisão vai provocar problemas com a igreja, a sociedade e mesmo com seus familiares. um filme difícil, triste e sensível)


3.  A Língua das Mariposas (1999 / José Luis Cuerda. em 1936, um garoto de 7 anos está na idade de ir à escola, mas tem medo, pois ouviu falar que os professores batem nos alunos. até que um experiente professor começa a lhe dar aulas em casa. aos poucos o garoto começa a respeitar e admirar a sabedoria e a didática do professor, mas o início da guerra civil vai separá-los. um filme belíssimo sobre educação e amizade)


4.  O Labirinto do Fauno (2006 / Guillermo del Toro. ao final da guerra civil, em 1944, um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas de Navarra. uma garota muda-se, com sua mãe, para a casa de seu novo padrasto, um oficial facista que está ali para exterminar os últimos focos rebeldes. solitária, ela descobre nos jardins da casa, um labirinto, que é habitado por criaturas fantásticas, que acabarão interferindo na vida de todos. gótico, mágico, genial!)


5.  Segredos em Família (1996 / Fernando Léon de Aranoa. tudo começa com uma festa de aniversário surpresa de um chefe de família. aos poucos começam a se suceder diálogos surreais, como ele reclamando do cachimbo que ganhou do filho, sendo que ele não fuma e dizendo que deviam ter lhe dado um filho menos gordo. aos poucos vamos descobrir que se trata de um grupo de atores que ele contratou para fazer o papel de sua família. uma fantasia cruel)


6.    Lúcia e o Sexo (2001 / Julio Medem. após o sumiço de seu namorado, dias antes de uma aguardada viagem para um distante ilha no Mediterrâneo a bela Lúcia - Paz Vega - decide ir sozinha. lá ela começa a encontrar personagens e histórias do passado dele, montando um quebra-cabeças. um filme denso e sensual. cinema de primeira)


7.  Sedução - Belle Epóque (1992 / Fernando Trueba. Jorge Sans é um jovem anarquista que deserta do exército monarquista e vaga pelo interior do país sem destino até encontrar um outro anarquista - Fernando Fernán Gomez - que lhe dá abrigo em sua casa, onde vive com suas quatro lindas filhas - entre elas Penélope Cruz -, que vão disputar os carinhos do inocente rapaz. Oscar de filme estrangeiro)


8.  Começar de Novo (1982 / José Luis Garci. um velho escritor, ganhador do Nobel de literatura, volta a sua terra natal depois de anos vivendo nos EUA, onde lecionava. la´encontra seu antigo amor e um velho amigo, que o ajudará a reavivar suas memórias. a cena onde ele revela o verdadeiro motivo de sua volta é uma aula de interpretação. comovente. Oscar de filme estrangeiro)


9.  O Orfanato (2007 / Juan Antonia Bayona. Belén Rueda passou os melhores momentos de sua infância nuim orfanato à beira mar e, 30 anos depois, retorna com seu marido e o filho de 7 anos, com o sonho de restaurar o local. o menino começa a comportar-se estranhamente, com brincadeiras perturbadoras, conversando com um amigo invisível. que vão fazê-la resgatar lembranças incômodas, que havia sufocado. uma história de terror crescente. um dos maiores sucessos do cinema espanhol)


10.  Cela 211 (2009 / Daniel Monzón. um agente penitenciário em seu primeiro dia de trabalho, acaba ferido e deixado para trás durante uma rebelião de presos. como não o conhecem, ele se faz passar por detento e acaba se envolvendo muito mais do que deveria no confronto. ótimo filme, grande favorito aos prêmios Goya de 2010, com 16 indicações)


Veja também: 10 Filmes de Luis Buñuel10 Filmes de Carlos Saura10 Filmes de Pedro Almodóvar.

38 comentários:

  1. Kelvelyn

    Muito boa a lista vc escolheu exelentes filmes achei Mar Adenteo apesar do tema não ser nada novo comovente Lúcia e o sexo tbm é tão espanhol tão otimo foras os outros citados.

    E Armando,só por curiosidade vc assite todos os filmes que posta aqui no blog?

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelvelyn,
    Você viu que eu fiz a lista que você sugeriu? Mas não sem antes separar em mais 3 listas dos meus diretores espanhóis favoritos. Portanto fiz uma lista de 40 e não de 10, hehehe
    Eu vejo 99% dos filmes que posto aqui. Quando não vi, costumo deixar isso claro. Nestas listas de filmes espanhóis, por exemplo vi todos. O Espírito da Colméia, que vi há séculos e nem me lembrava mais, revi ontem mesmo. Aliás é ótimo.
    É normal eu pensar numa lista e quando procuro os filmes que farão parte dela, aparecer algum filme que tem que fazer parte, então seguro a lista uns dias e dou um jeito de ver antes de postar.
    Adoro fazer isso. Deu para notar, né? Já são mais de 150 listas :-)
    Obrigado pelas sugestões.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. faltou o filme REC este para mim foi um exelente filme de terror e baixo custo. com certeza merecia entrar nessa lista.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de se passar na Espanha, 'O Labirinto do Fauno' é mexicano, não é?

    ResponderExcluir
  5. Oi Uilian,
    Confesso, com vergonha, que não assisti 'Rec', por isso não está na lista, mas fica anotada sua dica para mim e para os demais leitores.
    Vou tentar assistir e te conto o que achei.

    Rafa,
    O Labirinto do Fauno se passa na Espanha, todas as locações foram feitas na Espanha, todos os atores são espanhóis (menos o Fauno, que é americano), o dinheiro é espanhol... Mas o diretor Guillermo del Toro é mexicano.
    Isso de fato faz o filme um pouco mexicano, mas continua sendo majoritariamente espanhol.
    Nos dias de hoje, grandes filmes acabam tendo participação de diversos países. às vezes não é fácil atribuir uma única nacionalidade a um filme.

    Obrigado pelas participações!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. O labirinto do Fauno é o filme mais maduro do diretor Del Toro e um dos melhores do ano de 2006 e por que não da década!
    Deixo algumas sugestões:
    El espinazo del diablo
    Hable con ella
    Amores Perros
    Abre los ojos
    Matando Cabos (mexicano mas fera heheeh)
    o que lembro no momento!

    ResponderExcluir
  7. Oi Coisafina,
    Você não leu minha intro, né? Hable con Ella é do Almodóvar, fiz uma lista só dele, outra do Buñuel e outra do Saura, no fim ficou uma lista de 40, hehe Veja os links na introdução.

    Amores Perros e Matando Cabos são 100% mexicanos e não espanhóis...
    Ficam sua sugestões de: Abre Los Ojos e El Espinazo del Diablo (que é um pouco mexicano, hehe)

    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. O Orfanato também é mexicano. Destaque para a participação de Edgar Vivar (também conhecido como Sr. Barriga). Muito boa a lista. Esse Segredos em Família eu nunca vi mas achei parecido com "Festa de Família" (Festen) de Thomas Vinterberg (um dos fundadores do Dogma 95 junto com Lars von Trier).

    ResponderExcluir
  9. Oi Hugo,
    O Orfanato tem uma das produtoras mexicana sim, tem dinheiro do México como co-produção.
    MAS o diretor, a história, os técnicos, todas as locações e todos os atores (excetuando o Sr. Barriga) são espanhóis.
    Este é bem mais puro sangue que 'O Labirinto do Fauno'.
    Com relação ao 'Festen', que está em duas de minhas listas - aniversário e incesto -, a história é bem diferente e bem mais pesada que esse 'Familia', espanhol. Em comum a família disfuncional.
    Obrigado pelo comentário!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Não sei se é Espanhol, puro, mas senti falta do filme de ficção "Hora Negra".

    ResponderExcluir
  11. Oi anônimo,
    Te confesso que nem conhecia este filme 'A Hora Fria' ('A Hora Negra'), que é espanhol sim.
    Fica a tua dica para os outros leitores e também para mim.
    Obrigado pela contribuição!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Armando,

    puts pior que não li mesmo a intro ehehe
    e não cheguei a pesquisar a origem dos filmes que postei, mas vale pois todos tem como lingua o espanhol hehehehe

    ResponderExcluir
  13. Faltou REC. Muito bom o blog, estou olhando todas as paginas, parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Como assim? deixar "A Má Educação" de fora da lista, um belo filme de Almodovar.

    ResponderExcluir
  15. Caro Joimir,
    Se você tivesse lido a introdução, saberia que existe uma lista só de filmes de Almodóvar (onde está 'A Má Educação'), outra de Carlos Saura e uma ainda de Luis Buñuel...
    Veja a introdução, lá estão os links, ou procure na busca...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Armando! Assisti a um filme em 2003 ou 2004. Acontecia num vilarejo onde uma senhora aconselhava pessoas, não recordo se de início também somente homens...parece-me que o marido dela ficava muito tempo fora ou não a tratava com carinho e ela tinha relacionamentos por "compaixão" talvez, e, a partir dos encontros com ela, homens deste local passavam a ser mais felizes e a relacionarem-se melhor com suas esposas. Lembro apenas que era um filme espanhol...será que é possível descobrir que filme é este? Abraço! Giana

    ResponderExcluir
  17. Olá Giana,
    Não me lembro dessa história. Dei uma pesquisada aqui e não achei nada parecido.
    Você se lembra de algum ator ou atriz?

    Algum dos leitores sabe e pode ajudar a Giana (do comentário anterior)?

    Se eu achar algo, posto aqui.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  18. Anonimo, o filme que buscas se chama 'Sexo por Compasion', é de 2000, direção de Laura Maña.

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigado ao anônimo!
    Não conheço o filme, mas vou procurar também.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada gente!!! Acredito que era este mesmo...vou procurar. Abraços a vocês! Giana

    ResponderExcluir
  21. Estou trabalhando com meus alunos o livro Ivan, el terrible. O livro tem como tema transversal, a constituição da familia, a não aceitação de um individuo por parte de um grupo. Gostaria de saber se vc poderia me indicar algum filme para complementar meu trabalho.

    ResponderExcluir
  22. Olá Weslley,
    Eu não conheço este livro paradidático que você citou e não entendi bem o tema que você quer trabalhar.
    Em todo caso, sugiro a você que assista o número 3 desta lista, "A Língua das Mariposas", que talvez tenha relação com o que imagino ser seu trabalho.
    Desculpe se não consegui ajudar muito.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  23. olá. gostaria de saber qual é o nome de um filme que passou nesta semana, que havia um militar e sua esposa estava grávida e sua filha via um fauno, e passava-se em um vilarejo e havia uns rebeldes. não sei se é espanhol , podem me ajudar. obrigado. mário josé.

    ResponderExcluir
  24. Olá anônimo,
    Trata-se de 'O Labirinto do Fauno', número 4 desta lista.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  25. Ola,sou nova por aqui,mas estou completamente rendida ao cinema espanholacabei de ver AMORES PERROS,e amei

    ResponderExcluir
  26. Oi anônima,
    Seja bem vinda.
    Só uma correção. 'Amores Perros' é um filme mexicano e não espanhol.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  27. TA BOM TA BOM AGORA SO FAUTA PEDIR PARA ELA CASAMENTO

    ResponderExcluir
  28. devias ter vergonha da imagem que postaste do filme lucia e o sexo. é um insulto a igreja católica e ao país ao qual aprendeste, sabes este idioma... devias ter mais respeito...

    ResponderExcluir
  29. já repareste que não é essa a capa do filme??
    atenção! não estou a pôr em causa o teu excelente trabalho...

    ResponderExcluir
  30. Olá Hugo,
    Muito obrigado por me alertar.
    Realmente houve um erro lamentável da troca de poster do filme, que eu já corrigi.
    Esta lista já tem mais de dois anos e nunca antes alguém percebeu esta gafe.
    Mais uma vez, agradeço sua atenção.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  31. Poderia colocar tbm. La vida secreta de las palabras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sabia que "A vida secreta das palavras" era espanhol, mas poderia entrar tranquilamente no lugar de "O Labirinto do Fauno". Não entendo o que o pessoal vê de bom nesse filme.

      Excluir
    2. Não sabia que "a vida secreta das palavras" era espanhol, mas entraria facilmente no lugar de "O Labirinto do Fauno". Não sei o que o pessoal vê de bom nesse filme.

      Excluir
  32. Gostei das dicas. Irei selecionar algumas e levar para meus alunos.

    ResponderExcluir
  33. Armando, vamos ver se voce pode me ajudar. Estou a procura de um filme que acredito ser espanhol pois vi anos atras em um curso que fazia desse idioma.
    Era sobre um grupo de pessoas que iam (acho que em um barquinho) para uma casa e lá ficavam presos numa sala, tendo que resolver enigmas para tentar sair, tinha uma lousa e tals. Me lembro vagamente que a pessoa que os prende esta entre eles (novamente, acho). Não é 'O Cubo', embora lembre. Não achei no google, mas achei o seu blog. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo! O filme que você procura é "La Habitacion de Fermat".
      É muito interessante e inclusive está na lista sobre Matemáticos.
      Confira lá: http://listasde10.blogspot.com.br/2011/07/10-filmes-sobre-matematicos.html

      Excluir
  34. De fato, Cela 211 é uma obra maravilhosa! Isenta de hipocrisia, deixa a cargo do telespectador decidir por quem vai "torcer". Retrata bem a história como ela é, sem qualquer vestígio de maniqueísmo pueril - como vemos na maioria dos filmes.

    ResponderExcluir
  35. mar a dentro é um filme muito deprimente,o cara quer morrer e não pode,eu não aguentei ver ele até o final

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!